CONSULTA AROMOTERAPIA

 

A Aromaterapia consiste na utilização controlada de óleos essenciais puros extraídos das plantas, para atenuar, aliviar e tratar doenças.

Há vários métodos de aplicação da Aromaterapia, sendo uma delas a inalação, atuando assim através do bolbo olfactivo e tendo um grande impacto sobre o sistema límbico e consequente as emoções e memórias. Outra das formas de aplicação é a tópica, em forma diluída, cujo método de atuação dá se através de processos químicos e respostas fisiológicas do organismo pela presença e estimulação ou inibição feita pelas moléculas aromáticas, presentes nos óleos essenciais, sobre os diferentes receptores nos diferentes órgãos e tecidos.

Cientistas confirmam que a inalação de certos aromas, provocam no Cérebro a libertação de substâncias químicas – os neurotransmissores que combatem o STRESS a FADIGA, e promovem o relaxamento e o bem-estar.

Uma maneira usual de utilizar os óleos essenciais para auto-tratamento é o banho e as vaporizações.

Outro método de utilização destes óleos consiste em dilui-los num óleo vegetal, também ele de alta qualidade, e aplicar na pele sobre forma de Massagem, em compressas ou cataplasmas.

Embora sejam naturais o uso dos óleos essenciais não carece de cuidados, contra indicações e efeitos secundários, pelo que o seu uso deve de ser acompanhado pela supervisão de um profissional de Aromaterapia

Consultas por marcação pelas Naturopatas: Cátia Fiúza e Luisa Paulo