CONSULTA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Consulta de avaliação, diagnóstico e aconselhamento


O diagnóstico na MTC embora aparentemente simples, é muito eficaz. As observações a serem feitas incluírem observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar. Destacam-se no diagnóstico a observação da língua e o exame do pulso, práticas estas que demoram alguns anos a serem completamente dominadas pelo especialista em MTC, mas que fornecem informações preciosas e exactas sobre a condição de saúde do paciente.

A Medicina Tradicional Chinesa é composta de 5 áreas

empregues em conjunto ou individualmente: Fitoterapia,

Acupuntura, Massagem Tui Na, Dietética e Chi Kung.


Terapeuta:
Margarida Pedrogão

 

Terapias

Acupuntura

 

 

A Acupunctura como uma das 5 áreas, além da inserção e manipulação de agulhas em técnicas simples ou combinadas com moxa, ventosa ou corrente eléctrica

 

 

Algumas indicações da Acupunctura

• Emagrecimento (geral, localizado, celulite)
• Stress e Ansiedade, Depressão, Insónia, dores em geral, má circulação, Acne, Psoríase, dores de costas, Lombalgia, Ciática, Artroses, Tendinite, Reumatismo, Enxaquecas, dores de cabeça, sintomas da Menopausa, problemas respiratórios (Asma, Bronquite, Rinite, Sinusite, etc.), deixar de fumar, Fibromialgia, Diabetes, recuperação e prevenção de A.V.C

 

Auricolaterapia

 

A auriculoterapia é uma forma de reflexologia pois na orelha está representado todo o corpo humano como se fosse uma pessoa em posição fetal. Geralmente estimulam-se os pontos com agulhas semi-permanentes e sementes protegidas com fita micropore por um prazo estabelecido pelo profissional.

Moxamostão

 

A Moxabustão é comparada a uma espécie de acupunctura térmica. Por provocar um forte aquecimento interno é especialmente boa para resolver dores provocadas por pontadas de frio e para relaxamento muscular de tensões.

Ventosoterapia

 

A utilização da Ventosaterapia, em conjunto com os restantes instrumentos da Medicina Chinesa, visa eliminar toxinas e retirar estagnações do sangue em determinadas zonas do corpo. O fato de ajudar a retirar estagnações faz com que a Ventosaterapia seja utilizada com grande sucesso em casos de dores musculares, lombalgias, artrite, prisão de ventre, celulite, gordura localizada, entre outros. Com aplicação prévia de óleos ou cremes podem obter-se efeitos semelhantes aos das massagens, fazendo deslizar a ventosa numa determinada zona, sendo esta técnica utilizada para activar a circulação, retirar estagnações, desbloquear energia e melhorar o funcionamento dos órgãos.

Velas Hopi

 

As Velas Óticas ou Velas Hopi são um método cujos registos mais antigos se encontram ligados aos índios Hopi da América do Norte e a populações das estepes Siberianas. É utilizada a combustão de velas ocas de cera pura de abelha ao nível do ouvido para a desobstrução das vias auditivas, nasais e canal lacrimal, higiene dos ouvidos, eliminação do excesso de água acumulado nos ouvidos devido aos banhos e alívio em casos de sinusite, dores de cabeça e alguns tipos de falta de equilíbrio.

Fitoterapia

 


Tratamento com plantas Medicinais, sem efeitos secundários – é dos ramos mais importantes da MTC, é utilizada por si só ou em conjunto com a Acupunctura para reforçar o efeito terapêutico dos tratamentos, obtendo-se assim os melhores resultados.