MEDITAÇÕES

images1XZZYKTP (2)

2016

»*«

Notícia | Neurocientista de Harvard: A Meditação além de reduzir o estresse, muda o seu cérebro

Neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, Sara Lazar, foi uma das primeiras cientistas a aceitar as subjetivas reivindicações a respeito dos benefícios da meditação e a testá-los com o uso de tomógrafos computadorizados. Ela ficou surpresa com os resultados – eles indicaram que a meditação pode, literalmente, mudar seu cérebro. Ela explica:

Porque você começou a direcionar sua atenção para a relação entre a meditação e o cérebro?

Pensei, talvez fosse apenas uma resposta placebo. Então fiz uma pesquisa bibliográfica e vi evidências de que yoga e meditação haviam sido associados à diminuição do estresse, da depressão, ansiedade, dor e insônia e ao aumento da qualidade de vida. A essa altura, estava fazendo meu PhD em biologia molecular. Então simplesmente resolvi mudar e comecei a fazer essa pesquisa como um pós-doutorado.

Como você fez essa pesquisa?

Lazar: O primeiro estudo avaliou meditadores de longa data versus um grupo controle. Descobrimos que os meditadores de longa data tem a massa cinzenta aumentada na região da ínsula e regiões sensoriais do córtex auditivo e o sensorial. O que faz sentido. Quando você tem atenção plena, seja prestando atenção à sua respiração, aos sons, a experiência do momento presente, você reduz a atividade cognitiva e seus sentidos são ampliados.

Também descobrimos que os meditadores tem mais massa cinzenta no córtex frontal, que é associado à memória de trabalho e a tomada de decisões administrativas. Já está provado que nosso córtex encolhe à medida que envelhecemos – se torna mais difícil entender e se lembrar das coisas. Mas essa região do córtex pré-frontal dos meditadores com 50 anos de idade tinham a mesma quantidade de massa cinzenta que pessoas de 25 anos!

Então a primeira pergunta foi, bem, talvez as pessoas com mais massa cinzenta no estudo já tivessem mais massa cinzenta antes de começar a meditar. Então fizemos um segundo estudo: Pegamos pessoas que nunca tinham meditado antes e colocamos um grupo deles em um programa de oito semanas de atenção plena com foco na redução de estresse.

O que você descobriu?

Lazar: Descobrimos diferenças no volume do cérebro depois de oito semanas em cinco regiões diferentes do cérebro nos dois grupos. No grupo que aprendeu meditação, encontramos um aumento do volume em quatro regiões:

1 – A diferença principal foi encontrada no giro cingulano posterior, o qual está relacionado às divagações mentais e à auto-imagem.

2 – No hipocampo da esquerda, o qual dá suporte ao aprendizado, cognição, memória e regulação emocional.

3 – Na junção temporoparietal, ou JTP, à qual está associada a tomada de decisões, empatia e compaixão.

4 – Numa área do tronco do cérebro chamada de ponte, onde muitos neurotransmissores reguladores são produzidos.

As amígdalas – parte do cérebro responsável pelo instinto de ataque ou fuga, que tem relação direta com ansiedade, medo e estresse em geral – ficou menor no grupo que participou do programa de oito semanas de atenção plena. Essa alteração também foi associada a uma redução nos níveis de estresse.

Então por quanto tempo alguém precisa meditar até que comece a ver mudanças no seu cérebro?

Lazar: Nossos dados mostraram mudanças no cérebro após apenas oito semanas em um programa de atenção plena com foco na redução de estresse no qual nossos pesquisados participaram de uma aula por semana.

Informação: Sara Lazar

STRESS…

“Pré-ocupações”, Ansiedade, Irritabilidade, Tristeza, Frustração, Vitimização, Revolta.

“PORTA ABERTA PARA A DEPRESSÃO”

A nossa mente está tão ocupada que nos controla completamente:

Como usar o poder da nossa mente:

Não devem ser os pensamentos a controlar-nos:- Mas nós a controlarmos os pensamentos… 

Fomos condicionados a pensar que só se dermos o máximo conseguimos alcançar algo digno de nota ou conquistar o respeito dos outros. Pressionados pelas perspetivas futuras, andamos sempre apressados, a correr de uma crise para outra e a lutar para ter um bom lugar na vida. Na verdade passamos pela vida a toda a velocidade e o facto de exigirmos tanto de nós mesmos torna-nos doentes e impossibilita-nos de retirar verdadeiro prazer daquilo que fazemos só porque as fazemos tão depressa, ou por vezes contrariados. Deslocamo-nos por boas estradas a grande velocidade vendo muito pouco a beleza do mundo que nos rodeia.

Da mesma forma passamos pela vida!

É urgente mudar a situação! 

Ao nascermos todos nós respiramos corretamente. No entanto vamos alterando esse dom automaticamente, e deixamos de utilizar parte dos alvéolos pulmonares, e passamos a respirar mais superficialmente, sem nos apercebermos somos dominados pela ansiedade. Dai em situações de Pânico ou outras nos ser aconselhado (Respire Fundo). Quando reaprende a respirar corretamente, nota a diferença vê os benefícios e tem o poder do bem-estar físico e emocional sobre controle.

Relaxar a mente, é um excelente método e isso consegue-se por exemplo através da meditação essencial. Não sabe como meditar?

 No ZEN & TERAPIAS temos formações:

Alcançaremos enormes benefícios também se permitirmos que a mente descanse e vaguei livremente, pode procurar um recanto confortável, ou junto ao mar e sonhar acordado ou imaginar algo para além de:- é uma forma de relaxamento natural (no entanto deve manter-se em lugar seguro) Claro.

 Em breve, veja mais sobre o tema: http://zen-terapias.wix.com/malveira

Experiencia

Anúncios

4 thoughts on “MEDITAÇÕES

  1. Sandra A. diz:

    Boa tarde! Gostaria de saber informações sobre a meditação. Horário, dias da semana que é feito, quantas vezes por mês, custos, materiais necessários, entre outros que sejam pertinentes. A situação é que eu nunca fiz meditação mas gostaria de aprender a meditar e inclui-la na minha filosofia de vida.
    O que me aconselham?
    Obrigada pela atenção. Cumprimentos.

  2. Cara Sandra já tem resposta às suas perguntas?
    para mais infor. peça-nos por e-mail:zenterapias.malveira@gmail.com
    Ao dispor.
    T C

  3. Maria Meireles diz:

    Boa tarde,
    faço das perguntas da senhora Sandra A. as minhas ou seja, 🙂
    “Boa tarde! Gostaria de saber informações sobre a meditação. Horário, dias da semana que é feito, quantas vezes por mês, custos, materiais necessários, entre outros que sejam pertinentes. A situação é que eu nunca fiz meditação mas gostaria de aprender a meditar e inclui-la na minha filosofia de vida.
    O que me aconselham?
    Obrigada pela atenção. Cumprimentos.”

    • Boa tarde Também para si!
      Respondendo ás perguntas que nos foram solicitadas informamos que vamos ter a próxima Meditação, c/ Yoga Nidra na próxima sexta feira da 10 de Abril às 20h30 Valor: Donativo por ser após a aula de Yoga

      No dia 18 de Abril teremos outro tipo de Meditação c/ Taças Tibetanas,esta tem um valor de >10€< derivado á deslocação da terapeuta.
      No dia 1 de Maio às 21h Outra vertente de Meditação Guiada também com o valor de pelo mesmo motivo.
      Poderá experimentar e ver qual a que faz mais sentido,para optar por uma delas, que por norma acontece mensalmente.
      Basta trazer roupa pratica e inscrever-se que é importante! pode faze-lo por e-mail zenterapias.malveira@gmail.com ou pelo Tel.964411463
      Grata e ao dispor T. C.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s