REIKI

 

TERAPIA DE REIKI

 

Reiki e a Medicina

O Reiki é uma técnica definida no Japão em meados do século XIX onde os seus praticantes acreditam que através da imposição das mãos de um terapeuta uma espécie de “Energia Subtil” de natureza ainda não reconhecida pela física actual, possa ser transmitida para o corpo de uma outra pessoa trazendo-lhe benefícios de diversa natureza.

>A terapêutica Reiki que atualmente se enquadra segundo a “Organização Mundial de Saúde(OMS) e o National Center Complementary and  Alterative Medicine, órgão do National Institute of Health/USA”como uma das modalidades da chamada medicina (Tradicional Alternativa Complementar)

>Vários trabalhos publicados relatam as muitas aplicações do Reiki na área médica com recurso complementar às terapias convencionais demonstrando resultados promissores, com  por exemplo:

*No tratamento de distúrbios comportamentais e cognitivos em pacientes com doença de Alzaimer.

*No tratamento de pacientes diabéticos.

*No tratamento da dor e ansiedade em mulheres histerectomizadas.

*No tratamento da epilepsia.

*No manejo do stress em procedimentos pós operatórios.

*Em pacientes com síndrome de imunodeficiência adquirida.

*Em pacientes oncológicos, sendo aplicado como adjuvante na terapia de apioides e manejo da dor.

REIKI é uma das vertentes líder na Medicina Energética

Fonte: Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama

Teorias e práticas

Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seus praticantes através do sétimo chakra (a Coroa), preenche o sistema energético sútil do praticante, e após ser transubstanciada no chakra Cardíaco, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe.

Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto chakra (coração) e flui através das mãos do praticante.

O tratamento é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. O Reikiano solicita ao paciente para deitar. Em seguida há a imposição das mãos do reikiano sobre o paciente. O reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chakra das mãos) para o corpo sútil e físico do paciente. Normalmente, o Reikiano aplica as posições do Reiki que utilizam um esquema semelhante à posição dos meridianos e chakras da Acupunctura.

O Reiki como terapia

O Reiki é considerado como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelos pensamentos do reikiano. O reikiano, não deve, segundo o Reiki Tradicional (Dr. Usui) manifestar sua energia pessoal em favor do paciente. A energia pessoal do reikiano (o Qi para os japoneses ou Chi para chineses) não deve envolver o paciente. O Reiki é que deve ser usado por ser Apolar e inteligente. O Reiki não tem contra indicações, podendo ser aplicado em qualquer pessoa. É importante que o reikiano reserve momentos para proteção energética que protegem seu sistema energético dos pacientes ou ambientes, e que faça auto aplicação diária, para garantir seu estado saúde física, emocional, mental e espiritual.

Maria João Vitorino/ Raquel Ramalho

 

Iniciação ao Reiki Tradicional para crianças e adolescentes.

Em colaboração com mestre de Reiki, Maria João Vitorino e por reconhecer que os mais novos precisam de alicerces bem estruturados para contribuírem para a construção de uma sociedade melhor, mais pura e equilibrada. Isto porque todos sabemos que… é de pequenino que se cultivam os melhores e mais saudáveis hábitos.

Vantagens do Reiki  para os mais novos

São várias as vantagens para os mais novos:

– Promove o relaxamento

– Favorece a concentração

– Estimula a auto-estima e autoconfiança

– Ajuda no controlo da ansiedade

– Alivia tensões e cansaço

– Potencia uma postura mais positiva e assertiva.

«««*»»»

 

«REIKI MAWASHI e REFLEXÕES SOBRE O AUTOCONHECIMENTO»
Desejando que, mais e mais pessoas se juntem a nós,
para realizarmos um Reiki Mawashi e,
encetarem, connosco, uma reflexão simples
mas profunda…
Para o Reiki Mawashi, basta a sua presença,
Porque, esteja certo que, tendo ou não, formação em Reiki
alguém estará pronto para se quedar ali,
de mãos dadas consigo…
E, após um Reiki Mawashi poderá sentir
que a intensidade com que vive os seus “problemas”
 diminuirá…
E, se o permitir e não abraçar a sua doença,
a sua saúde melhorará…
E, não se esqueça, que todos aqueles que ama
 e que tem no seu coração,
poderão beneficiar dos efeitos harmonizadores dessa sessão de Reiki…
Só pelo facto de estar ali…
Quanto à reflexão sobre o autoconhecimento?
De início, é possível que sinta alguma dificuldade em aproximar-se de si mesmo…
Mas, se já sofreu a perda da morte
se já sofreu perante a vida,
Está pronto para parar, para refletir…
Sem o seu próprio “despertar”,
é impossível viver a vida em toda a sua plenitude…
Cada um de nós vive a sua vida
 na periferia,
na superfície de si mesmo…
E quase sempre “vivemos” ocupados,
Dispersando-nos com mil coisas
que devem ser feitas…
Até que, um dia,
a morte
destrói todos os laços,
todas as pontes com a  vida…
E, será tarde de mais…
A vida é impermanência…
Jamais o esqueça.
Pare, um pouco, por favor…
para refletir
e cuidar, verdadeiramente,
de si…
Até lá!  Maria João V.
….
«Círculo de REIKI MAWASHI-Não vá se pensa que vai, somente, ao encontro de uma técnica…
Não vá, se pensa que é apenas mais um “qualquer” evento…
Não vá, se acha que a cura se opera sem uma mudança de consciência…
Mas, se resolver ir… vá inteiro, presente e consciente de que caminha até si… até à sua interioridade…
É lá, que tomos somos iguais… no uno, na consciência universal…
Apenas, podemos, de mãos dadas consigo, no silêncio do círculo e na meditação, mostrar-lhe  “a porta” de entrada…
Depois, num sorriso, escutaremos…conversaremos através da alma…»
Bem hajam!
“Podemos ir longe, se começarmos de muito perto. Em geral começamos pelo mais distante, o “supremo princípio”, “o maior ideal”, e ficamos perdidos em algum sonho vago do pensamento imaginativo. Mas quando partimos de muito perto, do mais perto, que é nós, então o mundo inteiro está aberto — pois nós somos o mundo. Temos de começar pelo que é real, pelo que está a acontecer agora, e o agora é sem tempo.”

****

principios do REIKI

………………………………………………………………………………………………………………………….

http://reiki-toquedacura.blogspot.com/2013/09/palestra-de-1-de-setembro-de-2013-no.HTML

«REIKI, É A ARTE SECRETA DE CONVIDAR A FELICIDADE» (MIKAO USUI)


HIPÓCRATES
considerado o “Pai da Medicina” (460 a. C) proferiu uma frase que sempre me fez pensar e, na qual, vos convido, seriamente, a refletir: «Não existem doenças, existem homens doentes
Convido-o(a), pois, a “olhar” a doença e a olhar, para si próprio(a), com “outros olhos”. Pois, é importante que tenhamos consciência que as nossas emoções, perceções, atitudes e pensamentos afetam, profundamente, o corpo, por vezes, drasticamente. E, afirmo-o, porque, não há cura, sem uma mudança de consciência. As ciências médicas modernas estimam que entre 80 a 90% de todas as doenças são causadas por «stress». E sob «stress» as atividades hormonais tornam-se aceleradas, desequilibrando todo o sistema endócrino. Algures, em meados do século XX, nos anos a seguir à 2.ª Guerra Mundial, começou a tomar forma um período único da história da medicina ocidental – a Era da medicina “mente-corpo”, que tem vindo, progressivamente, a desenvolver-se conduzindo a disciplinas inteiramente novas, tais como, a psiconeuro-imunologia (estuda, grosso modo, as relações entre as emoções e o sistema imunológico). O REIKI é um método de tratamento holístico (“holos” vem do grego e significa “todo”) que olha e trata o Homem como um todo, isto é, um SER inteiro com corpo, mente e emoções. O REIKI atua nas “causas” que estão na origem do problema, vai para além dos sintomas da doença.

Com o REIKI, não é a doença ou a enfermidade que se cura, “é a própria pessoa”O QUE É O REIKI?

Não é fácil explicar o que é o Reiki, assim, como não lhe será fácil, a si, explicar-me o que é um chocolate, se eu nunca tiver experimentado o sabor. Provavelmente, o leitor responder-me-ia: «- Olhe, um chocolate é bom, é uma maravilha, mas tem de experimentar!»
Atrevo-me, também, a sugerir-lhe que experiencie uma sessão de Reiki, com alguém que saiba está habilitado a fazê-lo. E, depois, aí sim, poderá emitir a sua opinião formulada com base nessa sua vivência única e pessoal. “REIKI” é uma palavra japonesa composta por dois “kanjis” e que significa “energia vital universal” (REI” = “universal” e “KI” = “energia vital”, que dá vida a todas coisas).

O REIKI é uma terapia de saúde japonesa, que funciona através da imposição das mãos, um sistema de auto sanação e de reequilíbrio bioenergético. O Mestre Mikao Usui (1865-1926) que foi quem redescobriu e estruturou o Reiki como sistema de cura, afirmava o seguinte: – «O REIKI, caminho tão difícil de compreender, é, porém, tão simples de sentir como o fluxo natural do céu.” Mais, do que a técnica, trata-se, pois, de sentir, de percecionar os seus benéficos e abrangentes efeitos. Falamos de energia universal.
Pois bem, pense nisto: parece evidente que existe algo, para além da minha ou da sua vontade ou consciência, que gera e mantém a beleza e a harmonia universal. Existe uma qualquer energia no universo ou força harmoniosa que faz germinar as flores, as sementes, as ervas, que faz mover as estrelas, os planetas, que faz surgir o Sol e a Lua.
De acordo com a ciência moderna, tudo o que existe é energia, somos energia.

De uma maneira muito simples, o que se faz através do Reiki é canalizar essa energia universal, com o objetivo de restabelecer a energia vital de quem a recebe, restaurando o estado de equilíbrio natural e promover a saúde.
– EM QUE SITUAÇÕES PODE SER UTILIZADO?

O Reiki trata problemas de saúde, física, mental e emocional. Recomenda-se, também, a sua utilização como método preventivo, sublinhando, contudo, que não substitui a medicina convencional.
É PRECISO ACREDITAR NO REIKI PARA OBTER EFEITOS NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE? Não. Os efeitos fazem-se sentir, ainda que, quem recebe  Reiki esteja a dormir, desfalecido, em coma, ou até mesmo quando não saiba, ou nunca tenha ouvido falar de Reiki.

A maioria das pessoas começa a ter confiança nos efeitos deste tratamento após a primeira sessão.

– O REIKI PODE INTERFERIR NAS MINHAS CRENÇAS FILOSÓFICAS OU RELIGIOSAS? O Reiki não é uma religião.

É praticado em todo o Mundo por Cristãos, Católicos, Islamitas, Hinduístas, Budistas e também, por Agnósticos e Ateus. No Reiki não existem dogmas, nem se adoram Divindades.

– QUAL A DURAÇÃO DE UM TRATAMENTO DE REIKI? Em geral, uma sessão tem a duração de uma hora e, em regra, aconselha-se que se façam, inicialmente, cerca de 4 a 6 sessões.
– O QUE SE SENTE DURANTE OU APÓS UMA TERAPIA DE REIKI?
Não há um padrão. Cada pessoa é única. Mas, em regra o REIKI proporciona um grande relaxamento, tranquilidade, serenidade, harmonia e bem estar.
– QUEM PODE APRENDER E USAR AS TÉCNICAS DE REIKI
? Não há exigências de idade, nem de escolaridade. Qualquer pessoa no pleno uso das suas capacidades físicas e mentais, pode tratar de si mesmo e das outras pessoas.

A iniciação em REIKI é um caminho de “descobertas” e de mudança de vida pessoal, em direção a uma vida harmoniosa e saudável, que acontece a partir de uma vontade interior, mas que se expressa quando tocamos os outros ou somos tocados pelos outros.

Em suma, podemos encarar o Reiki como uma prática terapêutica com uma filosofia de vida refletida pelos seus cinco princípios:«SÓ POR HOJE, SOU CALMO, CONFIO, SOU GRATO, TRABALHO HONESTAMENTE E SOU BONDOSO.»

Maria João Vitorino Prof.ª/Mestre de Reiki

 Saiba mais em http://zen-terapias.wix.com/malveira

___________________________________

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s